(21) 2613-0291 | (21) 3617 -5252

"Saúde, Segurança e Prevenção.
Ambiente seguro, trabalhador saudável produzindo qualidade"

» Notícias

CAPACITAÇÃO PARA TRABALHO EM ALTURA- NR 35

Data: 4/02/2016

O nível de conhecimento de trabalhadores, instrutores e gestores diante da complexidade das atividades em altura ainda está longe do ideal. É urgente melhorar a qualificação de todos os profissionais envolvidos no treinamento.

Se o que se ensinou no treinamento não foi aplicado no trabalho, é sinal de que o colaborador não assimilou a informação, certo? Em termos. A análise simplista de uma situação costuma ser uma armadilha porque deixa de considerar outros fatores que podem contribuir para um determinado resultado.

Como será que aquele treinamento foi realizado? O instrutor tinha domínio do conteúdo e conseguiu transmiti-lo com clareza? A empresa oferecia boas condições para a execução do serviço? Ou será que foi o colaborador que, por desconhecimento ou intencionalmente, não seguiu o procedimento?

Nos trabalhos em altura, as quedas que matam pelo menos 600 trabalhadores por ano ou deixam vítimas com graves sequelas estão de alguma forma relacionadas a uma capacitação insuficiente ou inexistente. A desinformação está na raiz das falhas que geram tantos acidentes.

Reportagem de Jéssica Feiten

Crédito capa: Divulgação Capital Safety
Revista Proteção

© Copyright 2008 - 2019 :: SEMTRAB - Segurança e medicina do trabalho :: www.semtrab.com.br